11 de agosto de 2016 |

Como a tecnologia está influenciando os Hits

O que acontecerá quando tudo no mundo se tornar disponível para todos? Quando o valor conjunto de todos os milhões de itens que talvez venda apenas uns poucos exemplares for igual ou maior do que o dos poucos itens que vendem milhões cada um? Quando um grupo de crianças sem intenção de lucro for capaz de gravar uma canção ou produzir um vídeo, distribuindo os pelos mesmos meios eletrônicos, explorados pelas mais poderosas empresas de grande porte?

Este trecho foi tirado do livro “A Cauda Longa” (The Long Tail) de Chris Anderson onde o autor aborda como a tecnologia está transformando a disponibilidade das coisas, principalmente no mundo do entretenimento.

Algum tempo atrás, o mercado da música vivia e ouvia os artistas que as grandes corporações da indústria fonográfica colocavam no rádio, na TV ou nos jornais. As pessoas esperavam o momento certo para ligar o rádio e ouvir o seu artista preferido, conheciam apenas o TOP 10 na FM e não tinham a quantidade de informação e ferramentas que possuímos agora. Sem falar os discos baixados ilegalmente que não remuneravam os artistas por suas obras.

A história mudou e você como artista precisa mudar o jeito de pensar e ofertar o seu produto, pois os canais e os formatos não são mais os mesmos do que 5…10..anos atrás. O streaming e as redes sociais nasceram e facilitaram a entrega para o público-alvo e o melhor disso, a rentabilização do artista e o relacionamento com os fãs.

Saiba 5 dicas para disponibilizar a sua música do melhor jeito na internet, rentabilizando e criando engajamento com o seu público:

1) PLANEJA UMA CAMPANHA DE LANÇAMENTO

Uma campanha de lançamento envolve várias etapas, como se fosse um termômetro. É preciso soltar aos poucos aquele single que é uma aposta da banda ou aquele álbum inédito. Isso porque é preciso criar expectativa, lembrança e engajamento no público que segue você. Nessa era da informação, as pessoas recebem muito conteúdo o dia inteiro e o seu precisa se destacar e estar na memória delas. Seja criativo e organizado!

2) MÚSICAS NO STREAMING JÁ!

Se você pensa em lançar algum single ou álbum, não esqueça do lançamento digital. O artista pode continuar fazendo os cds promocionais, formato Vinil se for o caso ou o disponibilizar o download no site. Mas não se esqueça de que o streaming já é o canal mais utilizado para escutar música e conhecer novos artistas, além de ser uma plataforma que remunera o artista. Para disponibilizar as suas músicas em plataformas como Spotify, Deezer, Apple Music e Naspter, utilize as agregadoras digitais! Saiba mais sobre a OneRpm.

3) GERENCIE AS SUAS REDES SOCIAIS

Nesta dica, é importante que você, artista, pense no que o seu público gostaria de acompanhar da sua rotina e transformar isso em conteúdo audiovisual para alimentar as redes e criar engajamento. Quanto melhor você conseguir definir esse conteúdo e criar isso de forma inovadora e que chame a atenção, você terá o reconhecimento nas redes. Lembre-se! Cada rede exige uma abordagem diferente! Caso o conteúdo supere as expectativas e impressione o público, o vídeo ou música, pode se transformar em um “viral” e atingir milhões de usuários no mundo todo.

4) PRECISAM FALAR DE VOCÊ!

Pense na internet como várias “teias de aranhas” e que cada teia é um grupo diferente de pessoas que se comportam de um jeito semelhante a um grupo (teia) ao lado.
Ao fazer um lançamento na internet, pense em quais grupos existem em torno do seu grupo ou banda, pense em todos os stakeholders que possuem relação com o grupo e procure fazer parcerias digitais. Os contratantes estão ligados nisso!

5) SAIA DO STATUS HOBBIE

Uma banda ou uma carreira é um empreendimento igual a qualquer outro no mercado. Existem as oportunidades e os riscos, os concorrentes, os canais de venda, a missão e os valores e o mais importante, o controle financeiro. Não culpe a cena do gênero, a crise no país ou a falta de shows. Enquanto a banda não trabalhar de um jeito profissional frente ao mercado, jamais conseguirá ser rentável e fazer campanhas impactantes.

Palavras chave (para acompanhar o final do texto): streaming marketing digital music show business estrategia tecnologia selo onerpm cauda longa

Escrito por Renato Zanon

Gostou do post?

Vamos trabalhar juntos!

Fale com a gente!
X

Receba todas as novidades do blog por email!

Fique por dentro de tudo que é postado no blog da Ampi!

Comente no Facebook

Contato

Vamos fazer um som?